Imprimir 

Diversas escolas se articulam amanhã, 30, para incentivar pais e alunos para participarem da campanha Salve a Água Potável de Natal.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte juntamente com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) realizam amanhã, dia 30/03, em várias escolas públicas e privadas de Natal o “Dia D da Água”. A chamada escolar visa mobilizar pais, alunos e educadores para participar da campanha “Salve a água potável de Natal” e assinarem o abaixo-assinado eletrônico para cobrar das autoridades a construção do sistema de esgotamento sanitário do San Vale, último aquífero de água potável da capital.

A ação está prevista para toda a terça-feira, durante os vários turnos de atividades das escolas, nos estabelecimentos que possuem salas ou laboratórios de informática. A idéia é disponibilizar esses espaços e computadores para que o aluno, pai e professores possam assinar o abaixo-assinado disposto na página do Ministério Público na Internet no endereço www.mp.rn.gov.br/aguapotavel.

A campanha “Salve a água potável de Natal” foi desencadeada pelo MP no último dia 22, Dia Mundial da Água, conta com vários parceiros, à exemplo do próprio IDE, além da Agência Reguladora de Saneamento Básico (ARSBAN), da CAERN, do IFRN, da UFRN e Federação dos Conselhos Comunitários de Natal (FECNAT).

A região da Zona de Proteção Ambiental do San Vale (ZPA – 1) possui sete poços da CAERN, que abastecem vários bairros de Natal e, diferentemente, da maioria dos poços de abastecimento de água da cidade que estão comprometidos (níveis de nitrato acima de 10 mg/l), os do San Vale ainda se encontram com os níveis de contaminação aceitáveis dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (abaixo de 10 mg/l).

Como os poluentes das fossas sépticas existentes nos bairros adjacentes ao San Vale caem no lençol freático, transformam-se em nitrato e se movimentam em direção aquela região de proteção ambiental, a preocupação do Ministério Público é evitar a continuidade do lançamento de poluentes das fossas no subsolo e conseguir a instalação de um sistema de esgotamento sanitário no entorno da área em que se encontram os poços de abastecimento.

A saída encontrada pelo Ministério Público foi reunir parceiros e pressionar as instâncias competentes para implantar soluções efetivas para salvar o San Vale, impedindo que a contaminação do nitrato chegue na região da ZPA – 1 e se perca o valioso manancial de água potável ali existente.

O abaixo-assinado eletrônico é uma forma de registrar o interesse da população e envolver a sociedade para que o poder público estadual e municipal priorizem a instalação de um sistema de esgotamento sanitário para a área de ocupação do San Vale, Parque das Colinas e adjacências.